Entre os mercados que sofrem com as mudanças causadas pela pandemia, o setor da Educação foi um dos que demandaram mais urgência na adaptação, passando por um profundo processo de reinvenção. Por esse motivo, decidi escrever este texto especialmente para os super professores que vêm se transformando em verdadeiros youtubers e e produtores audiovisuais para continuar levando educação de qualidade aos seus alunos ao redor do mundo.
Videos Instrucionais são poderosas ferramentas para otimizar o aprendizado do aluno em casa. Eles permitem que os alunos aprendam no seu próprio rítimo e permitem que professores gerenciem melhor o seu tempo para ajudar cada aluno individualmente. Porém é comum que os videos percam eficácia, e isso acontece porque educadores geralmente acabam cometendo os mesmos erros.
Uma pesquisa descobriu que videos que costumam ser:
- Muito longos;
- Muito confusos;
- Muito desinteressantes.
Evite armadilhas comuns seguindo estas 5 dicas:
Dica #1
Mantenha os Vídeos Curtos
Os alunos tendem a perder o foco quando assistem vídeos muito longos. Isso é uma verdade para todos. Então se você quer que eles retenham a informação que está abordando, em vez de ter um vídeo longo, pense em segmentar a lição em mini-videos.

Dica #2
Torne o texto na tela claro e conciso
Muito texto na tela pode sobrecarregar os alunos. Em vez disso, use sugestões visuais como setas para indicar conceitos chave e diagramas para ajudar a explicar idéias.

Dica #3
Incentive a Escuta Ativa
Alunos aprendem menos quando eles escutam passivamente. Ao longo do video, incentive os alunos a refletirem e tomarem notas. Verifique o entendimento deles, incorporando perguntas e pequenos quizes.
“Okay, pause o vídeo agora e responda a seguinte pergunta:”
“Irei dar um tempo na explicação para você anotar…”
Este é um vídeo de quiz, para inspiração.
Dica #4
Torne-o Escaneável
Organize seu vídeo em capítulos, dessa maneira os alunos podem rapidamente encontrar uma seção quando estiverem revisando os materiais.

Dica #5
Seja Você Mesm@
Alunos estarão mais envolvidos com o vídeo se ele parecer autêntico. Use a sua entonação casual e fale de forma encorajadora. E lembre-se de ser você. Faça os alunos sentirem-se como se eles estivessem na sua sala de aula.

É isso! Se você gostou, me ajude a levar este texto para os professores! Compartilhe essa ideia! 😉
Fonte: Effective Educational Videos: Principles and Guidelines for Maximizing Student Learning from Video Content
Por: Cynthia J. Brame & Kathryn E. Perez, Monitoring Editor